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sábado, 18 de dezembro de 2010

PROJETO NATUREZA

I – JUSTIFICATIVA:
Uma das maneiras de auxiliar
as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar
experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para
o desenvolvimento e a manutenção da resiliência, ou seja, a capacidade
de se recuperar de revezes, mantendo a alegria de viver. HELM,
Judy Harris – O Poder dos Projetos. Novas Estratégias e Soluções
para a Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Contando com esta “alegria
de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse
fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado
visando os maiores interesses da turma do Jardim II, que escolheram
o tema também como nome para o Grupo.
A Natureza nos proporciona
diariamente espetáculos muitas vezes despercebidos por serem corriqueiros.
Foram exatamente estes “fatos corriqueiros” que tomaram proporções
maiores, quando questionados, estudados e analisados mais atentamente,
tornando-se necessário então um estudo mais aprofundado sobre o tema.

II – OBJETIVOS GERAIS:


o Perceber a dependência
dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
o Reconhecer a ação
do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que
diz respeito à natureza e sua preservação.


III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Desenvolver progressivamente
a autonomia da criança;
• Criar situações
específicas, onde a criança possa escolher, decidir – planejamento
cooperativo;
• Encorajar as crianças
a encontrarem soluções quando surgirem conflitos;
• Propor atividades
e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as
mesmas;
• Elaborar atividades
onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e
da formulação de hipóteses;
• Selecionar diferentes
materiais, onde as crianças possa interagir e estabelecer relações
diretas de contato;
IV - CONTEÚDOS:

1. CONCEITUAIS:

• Saber sobre a necessidade
de se preservar a natureza;
• Conhecer as causas
da poluição e degradação da natureza;
• Identificar algumas
maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para
as pessoas;
• Reconhecer a importância
da água para a vida e suas diversas utilidades;
• Conhecer as causas
da poluição e degradação da natureza;
• Identificar os cuidados
que devemos ter para o uso consciente dos meios ambientais
2. PROCEDIMENTAIS:

• Ouvir histórias,
poesias e textos informativos relacionados ao tema;
• Realizar experiências
com pequenos insetos e plantas;
• Observar as conseqüências
dos maus tratos ao meio ambiente;
• Ouvir músicas,
assistir a vídeos que tratem do tema.
• Visitar uma estação
de captação e tratamento de água.
• Confeccionar maquetes
e painéis relacionados ao tema.
• Criar uma horta
suspensa;
• Realizar atividades
diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. ATITUDINAIS

• Economizar água
nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
• Colaborar para a
preservação da água no meio-ambiente.
• Ser um agente multiplicador
de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
• Valorizar a natureza,
percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
• Adquirir hábitos
de cuidado e preservação do meio onde se vive.
• Aprender qual a
maneira correta de se escolher uma planta medicinal para se fazer um
delicioso chá.

VI - ETAPAS PREVISTAS VISANDO
ÀS ÁREAS ESPECÍFICAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral e escrita

• Leitura de textos,
histórias, par lendas, adivinhas que falem sobre o assunto;
• Produção coletiva
de pequenos textos;
• Escrita espontânea;
• Atividades com alfabeto
móvel;
• Entrevista com um
profissional da rede de tratamento de água;
• Atividades diversificadas
envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado;

Linguagem Visual

• Desenho livre e
de observação;
• Recorte e colagem;
• Dobraduras;
• Modelagem com areia
e argila;
• Técnicas de pintura;
• Mini maquetes;
• Jogo da memória;

Linguagem Musical

• Atividades diversas,
músicas e cantigas relacionadas ao tema;
• Ginástica historiada
;
• Coleção Calendário
Criança Feliz, Coleção Sons e Efeitos da Natureza;

Pensamento Lógico - matemático

• Seqüência de idéias;
• Noções de massa
(pesado/leve), volume (cheio/vazio)
• Jogos e quebra cabeças
Natureza e Sociedade

• Observação do
ciclo da água;
• Conversa sobre o
desperdício da água nas diversas situações cotidianas;
• Passeio ao redor
do CMEI, observando a ação da chuva e da seca;
• Experiência do
pé de feijão e do alpiste;
• Terrário e formigueiro
portátil;
• Horta suspensa;
• Vídeos que abordam
o tema.
• Pesquisa de gravuras
que ilustrem as diferenças entre o meio ambiente preservado e o não
preservado;
VII - AVALIAÇÃO
Constante durante todo o período
de realização do projeto.

• Observação dos
alunos durante todas as experiências;
• Interesse e participação
na confecção de todas as atividades;
• Através de relato
oral ou escrito;
• Perceber através
das diversas atividades realizadas a coerência com o tema exposto e
o resultado das produções;
• Verificar se houve
um despertar ecológico no sentido de reflexão e alerta quanto ao amor
e cuidado com a Natureza.

VIII – PERÍODO DE REALIZAÇÃO
O Projeto foi desenvolvido
durante os meses de agosto, setembro e outubro. Por ter sido um tema
muito abrangente, pudemos neste período realizar diversas atividades
conjuntas não deixando passar despercebidas datas e temas comemorativas
comuns a estes meses.

IX – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FONSECA, Lucia Lima
da. O Universo da Sala de Aula: uma experiência em pedagogia de projetos
– Porto Alegre. Mediação 199.
REDIN, Euclides –
O Espaço e o Tempo da Criança – Porto Alegre. Mediação 1998.
MACHADO, M. M. – O
Brinquedo Sucata e a criança: a importância do brincar. São Paulo.
Loyola 1999.
KISHIMOTO, Tizuko M.
– O Jogo e a Educação Infantil – São Paulo. Pioneira 1999.

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