CURSOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ONLINE!!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Projeto: Esquema – Corporal e Órgãos dos Sentidos:

Alunos Atendidos: Crianças no período Pré-Escolar – 1o ou 2o ciclo de Educação Infantil.
Período: ( Mês em que será trabalhado)
Duração: De duas a três semanas.

Objetivos:
• Identificar todas as partes do corpo;
• Conhecer as partes do corpo;
• Reconhecer os sentidos;• Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
• Vestir-se e desvestir-se sozinhos.

O professor deverá:

Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em
um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de
Psicomotricidade;
• Estimular o raciocínio e a atenção;
• Estimular a Socialização
• Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente.
Culminância:
• Ginástica orientada com músicas;
• Montagem de um mural e de dois bonecões para brincar e enfeitar a sala de aula.
“O coração da criança é campo favorável a semeadura do bem”
Iniciando o projeto com uma dinâmica...

Auto-retrato:

Objetivo:
• Explorar a forma corporal como veículo de mobilização da fantasia e da criação. Desenvolvimento:

Num primeiro momento organizar a turma em trios e propor a brincadeira
do “João Bobo” – Em que um aluno fica no centro com o corpo rígido
deixando-se movimentar para frente e para trás pelos dois colegas.

Numa segunda brincadeira, ainda nos trios, propor que um aluno seja uma
“marionete”- deixando os outros dois colegas manipularem seu corpo,
adaptando-o a diferentes posições, de acordo com situações ou
sentimentos que queiram expressar. Sugerir que revezem dentro do grupo
de três.
• Numa terceira brincadeira o professor deve orientar, com
uma música clássica ao fundo, que os alunos, de olhos fechados, toquem
cada parte do corpo: cabeça, cabelos, rosto, braços, mãos, pernas, pés,
barriga etc.
• Em seguida, cada aluno deitará em uma folha grande o
suficiente para que a professora ou os colegas contornem o perfil do
seu corpo;
• Todos com seus perfis contornados deverão completar a figura de seu corpo acrescentando detalhes que o identifiquem;
• É interessante que tenha um espelho grande, onde o aluno consiga se ver inteiro e observe cada detalhe antes de desenhar;
• Concluir com a montagem de um mural com os auto-retratos do tamanho natural das crianças.

Na “rodinha”:

Num segundo momento o professor deve conversar de forma informal sobre
cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco,
pernas, pés...Para que servem? – O professor deve provocar as crianças
com esta pergunta paraCada parte do corpo que for citada.
• Deixar que os alunos se expressem livremente, fazendo as devidas colocações e orientações.

Ao fim da conversa sugerimos o trabalho com as músicas já bastante
conhecidas em sala de aula, as quais as crianças adoram e encontram-se
em um dos CDs que acompanha o presente projeto:

1 - Partes do Corpo:
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Olhos, ouvidos, boca e nariz.
Cabeça, ombro, joelho e pé.
• Cantar a música dramatizando-a;
• Pedir que as crianças mostrem as partes do corpo em si e nos amigos;
• Mostrar gravuras e pedir que indiquem as partes do corpo.

2 - Pop Pop:
Coloque a mão para frente,
Coloque a mão para o lado,
Coloque a mão para frente,
Balança ela agora
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Eu danço pop pop
Assim é bem melhor!
( Repetir com todas as partes do corpo possíveis. )
• Cantar a música dramatizando-a.

3 - Remexo:
Ponha a mão na cabeça
Ponha a mão na cintura
Dá um abraço no corpo
Dá um abraço doçura
Sai sai sai Oh!
Piaba Sai lá da lagoa.
• Cantar a música dramatizando-a.
Relaxamento...Aproveitar
a excelente fase da cantora e apresentadora Xuxa e do estímulo que
provoca nas crianças, concluir com o relaxamento da música: Feche os
olhos – Do CD Xuxa só para baixinhos 1 – Contém em um dos CDs que
acompanham o presente projeto.
Todas as músicas contidas no CD que
acompanha o projeto são excelentes para serem trabalhadas de forma
dramatizada, como uma ginástica cantada.
Se meu corpo falasse...Ler
de maneira lúdica e agradável um ou mais livros da coleção CORPIM de
Ziraldo. Comentar com os alunos o tema principal dos livros: As partes
do corpo e seus sentimentos, pensamentos, ações, ideais e planos
futuros. Propor aos alunos que imaginando a voz de cada parte do corpo
respondam perguntas como: Se o nariz falasse, o que ele diria? E o
dente cariado? E os seus pés depois de você andar muito? E a barriga
quando você come demais?Após esta etapa, quando o grupo estiver
bastante incentivado pedir que as crianças façam perguntas para as
partes do corpo dos amigos. Deixar que as crianças expressem suas
idéias, pensamentos, elaborem suas frases, intervindo o menos possível
– mas estimulando sempre, mostrando interesse na brincadeira.
Em um
segundo momento o professor – dinamizador deve propor que a turma
divida-se em grupos monte os quebra-cabeças das partes do corpo
Deixar que os alunos montem e desmontem enquanto houver interesse.
É interessante apresentar um cartaz com as partes do corpo e deixar fixo na sala de aula.
Montar
bonecos articulados com as crianças, fazendo-as pintar, e deixar que
brinquem a vontade por algum tempo – Modelos em anexo.
Os Sentidos...

tendo explorado bastante as partes do corpo, observado no espelho,
dançando, tocando-o, relaxando... Passar para a segunda fase do
projeto: Explorar os sentidos.
• Visão: Mostrar figuras coloridas
pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e
grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre
perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que
percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem
nossos olhos?
• Audição: Brincar de identificar sons de
instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho,
falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio.
Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a
importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que
servem nossos ouvidos?
• Olfato: Brincar de distinguir diferentes
cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que
desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz,
de nosso olfato.
• Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de
alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a
importância da língua, de nosso paladar.
• Tato: Brincar de sentir
diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna,
gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de
sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco
apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter
diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio
ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em
que parte dos eu corpo o colega está tocando.
Brincar com o corpo e com os sentidos...
O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:
• Pular em um pé som ao ritmo de uma música;
• Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;
• Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;
• Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;
• Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;
• Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;
• Dançar em diferentes ritmos;
• Pular entre bambolês;
• Imitar animais;
• Andar em curvas;
• Arremessar e agarrar bolas;
• Brincar de Chefinho mandou;
• Brincar de Morto-Vivo;
• Brincar de Estátua;
• Brincar de cabra-cega;
• E inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade da turma, material disponível, tempo e desejo do professor...

Sugestões de Alguns Jogos de Trabalho com corpo e explorando os sentidos:
1
– Caçador de tartarugas:Os jogadores dispersam-se pelo pátio: são as
tartarugas. Ao sinal, o caçador sai correndo para pegar as tartarugas.
Estas evitarão ser apanhadas deitando-se de costas, pernas e braços
encolhidos, imitando tartaruga deitada de costas. Enquanto estiverem
nesta posição, não poderão ser caçadas. O jogador que for apanhado será
eliminado.
2 – Jogo das Cores:Sentados em círculos, os alunos devem
aguardar a indicação do professor.Ao indicar uma cor, exemplo: verde –
Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.
3 – Me dá
um abraço:Os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal
especificado: Três palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos
devem correr e encontrar um amigo para abraçar.
4 - Lobos e
Carneirinhos:Formação: Traçar no chão duas linhas afastadas cerca de 20
metros uma da outra. As crianças são divididas em dois grupos: lobos e
Carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos
lobos fica de costas para o grupo dos Carneirinhos. Desenvolvimento: Ao
sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o mais
silenciosamente possível, em direção aos lobos. Quando estiverem bem
próximo deles o professor diz: “Cuidado com os lobos”!Estes, então,
voltam-se rapidamente em partem em perseguição aos Carneirinhos. Os
Carneirinhos apanhados antes de alcançar a linha original ( de onde
vieram) passam a ser lobos. Na repetição da brincadeira invertem-se os
papéis.
Sugestão: Antes de proporcionar essa brincadeira, é
interessante que se explore o que se sabe e se discuta sobre esses
animais: Como são? Quem já viu um carneirinho? Quem já viu um lobo?
Onde? Quando? Se viu, o que achou do animal? Vamos imitar um lobo?
Vamos imitar um carneirinho?O professor deve explorar o tema de acordo
com o interesse das crianças.
5 - Onça Dorminhoca:Formação: Formar
com os alunos uma roda grande. Cada criança fica dentro de um pequeno
círculo desenhado sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda,
deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.
Desenvolvimento:
Todos os jogadores andam a vontade, saindo de seus lugares, exceto a
onça dorminhoca que continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça
gritando-lhe: “Onça dorminhoca”! Inesperadamente, a onça acorda e corre
para pegar um dos lugares assinalados no chão. Todas as outras crianças
procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça
dorminhoca.
Sugestão: O professor poderá proporcionar um estudo
sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças: Quem já viu uma
onça?Aonde? Quando? Como ela é? Como vive? O que come?Quem quer
imitá-la? Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele
que fará o papel da onça.
Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade, criará um personagem seu relativo à brincadeira.
6
- Corrida do Elefante:Formação: As crianças andam à vontade pelo pátio.
Uma delas separada utiliza um braço segurando com a mão a ponta do
nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio formado pelo braço. (
Imitando uma tromba de elefante).
Desenvolvimento: Ao sinal, o
pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre ( O
outro continua segurando o nariz). Quem for tocado transforma-se também
em elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor
o último a ser preso.
Sugestão: As crianças, durante a brincadeira podem caminhar como um elefante.
Sempre é bom...
• Trabalhar com parlendas, adivinhas, trava-línguas;
• Desenhar livremente ou de maneira orientada – Exemplo: Desenhe seus olhos.
• Trabalhar pesquisas. Deixar que as crianças recortem e colem diferentes figuras de corpo humano;
• Usar as cantigas e brincadeiras de roda;
• Modelar bonecos, procurando colocar todas as partes do corpo;
Para
finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das
crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de
personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o
professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.

0 comentários: