PROJETO CONHECENDO Portinari
Turma 5 anos
duração 1 ano
Objetivo compartilhado
Apresentar as obras produzidas pelos alunos na exposição
Justificativa:
Candido Portinari foi um dos maiores artistas brasileiros dos últimos tempos, mostrar a importância de sua arte , como forma de manifestação de sentimentos , acontecimento e emoções de uma época.
Objetivos:
• Apreciar as obras de Portinari;
• Conhecer a vida de Portinari e o contexto em que viveu:
• Conhecer algumas obras do artista, assim como suas características principais:
• Apreciar e produzir obras a partir de impressões próprias:
• Valorizar as próprias produções e a dos colegas;
Conteúdos
• Vida e obra de Candido Portinari ( leitura do livro Encontro com Portinari);
• Apreciação de obras do artista (jogos e brincadeiras, meninos e meninas):
• Produção de obras a partir de suas próprias impressões:
Etapas previstas
1. Compartilhar com os alunos o projeto, apresentando a importância de Candido Portinari no cenário nacional e internacional de artes:
2. Iniciar a leitura de sua biografia, contando sobre seu nascimento, sua família e sobre seus primeiros anos de vida:
3. Compartilhar com os alunos que desde pequeno Candinho gostava de desenhar e pintar e que aos 9 anos trabalhou como auxiliar na pintura do teto da igreja de sua cidade, ele ficou encarregado de pintar as estrelas: pedir aos alunos que em papel azul escuro desenhem estrelas com lápis branco aquarelado;
4. Aos 10 anos desenhou seu primeiro retrato, de Carlos Gomes Pedir aos alunos que desenhem o retrato de algum amigo da sala; ou observação do mesmo.
5. Portinari saiu de 53o Paulo aos 15 anos e foi estudar arte no Rio de Janeiro, lá Portinari ganhou um concurso com sua obra e ganhou como prêmio uma viagem à Paris, onde estudou a vida e as obras de vários artistas. Casou-se com Maria Victória e morou um ano na França, quando voltou ao Brasil pintou várias obras sobre sua influência em Brodoski. Apreciar obras da série brincadeiras, com o foco nas cores, principalmente no chão de terra batida : pedir aos alunos que desenhem sua brincadeira preferida, preferencialmente no local onde brincam;
6. Portinari gostava muito de empinar Pipas, quando pequeno; desenho com inferências; PIPAS; Futebol; (obra coletiva no tridimensional);
7. Quando era pequeno o circo passava sempre por sua cidade: apreciar as obras deste tema e pedir que façam a sua;
8. Análise das obras: Café e Os retirantes
9. Candinho pintou também os painéis Guerra e Paz pedir aos alunos que representem por meio de pintura o significado de guerra e a Paz (obra coletiva);
10. Candido Portinari faleceu aos 59 anos vítima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava: agora você conhece a trajetória de Candido Portinari escolha um tema e represente-o (oficina de percurso);
Avaliação
• Participação do aluno durante o processo
• Observação e troca de experiências sobre o que fizeram em roda
de conversa (apreciação de suas próprias produções e dos colegas)
_________________
Dez atividades Juninas gratuitas
-
Olha aí pessoal, aqui Andreza Menezes que está falando, tenho um
presentinho para vocês!
Dez atividades gratuitas para educação infantil para comemorar as...
Há 4 anos
1 comentários:
muito bom
Postar um comentário