CURSOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ONLINE!!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Que é Pedagogia de Projetos?






O que são projetos?

São inúmeras as atividades humanas nas quais, atualmente, a idéia de projetos está colocada como uma nova forma de organizar e realizar as atividades profissionais.

Profissionais dotados de maior autonomia para tomar decisões, valorização do trabalho em grupo, desenvolvimento de vínculos de solidariedade e aprendizado constante são algumas das características incentivadas pela realização de projetos de trabalho. Em uma equipe que trabalha com vistas a realizar um projeto, são mais importantes a solidariedade e o cuidado com a contribuição de cada um para o todo, do que os níveis hierárquicos. A questão não é quem manda em quem, mas se o projeto está se tornando realidade.
Uma importante distinção: projetos são diferentes de atividades funcionais.

Atividades funcionais são regulares (repetem-se sempre do mesmo modo, com pequenas variações) e são também “intermináveis”, ou seja, não têm perspectiva de serem finalizadas.
Já os projetos têm as seguintes características:

ü Objetivo definido em função de um problema, cuja solução é o critério para definir seu grau de sucesso.

ü Em geral, são realizados em função de uma necessidade específica, um problema.

ü São finitos: têm começo e término programados. Solucionado o problema, o projeto termina.

ü São “irregulares”, ou seja, fogem da rotina.
A experiência mostra que as seguintes condições afetam positivamente a probabilidade de sucesso do projeto:

ü Definição do problema. Projetos bem sucedidos, de forma geral, são definidos a partir do problema a ser resolvido e da clareza com que se define a solução do problema. O mais importante é definir com clareza os objetivos do projeto. Uma vez decidida a realização de um projeto, deve-se discutir exaustivamente como o problema pode ser resolvido e as características do resultado final, descritas nos objetivos do projeto ou em suas metas. Sempre que possível, o próprio título do projeto deve indicar as características do resultado final. Por exemplo: reforma, instalação e colocação em funcionamento da cantina escolar. Quanto mais tarde se deixa para realizar essas discussões e definições, mais difícil se torna a implementação do projeto.

ü Envolvimento da equipe. Quanto mais o projeto representa um desafio para a equipe envolvida, maior é a probabilidade de que venha a ter sucesso. Projetos bem sucedidos criam na equipe uma sensação de propriedade: “Este é o nosso projeto, o problema que temos de resolver”.

ü Planejamento. Projetos bem sucedidos são muito bem planejados. Uma vez estabelecidos os planos, no entanto, a equipe tem grande liberdade para executá-los. A probabilidade de o projeto ter sucesso aumenta se durante a sua implementação houver um cronograma de providências e resultados bem elaborado, a partir do qual, os participantes possam controlar o bom andamento dos trabalhos em direção aos resultados previstos. Outro fator que contribui com o sucesso de um projeto é procurar prever problemas que possam surgir em sua implantação e, com a antecedência necessária, preparar-se para resolvê-los, caso eles realmente aconteçam. Existem projetos que necessitam de recursos financeiros para sua implementação. Nesses casos, é preciso haver um bom planejamento dos custos do projeto, considerando-se quanto se vai gastar e de onde sairá o dinheiro. A existência de um coordenador é também uma providência necessária para que um projeto seja bem implementado e atinja a meta definida. A definição da função de coordenador e sua importância para um projeto encontram-se no item a seguir.
Como são os projetos

A partir dos temas geradores: Definimos a importância dos mesmos, seus objetivos, e auxiliamos com inúmeras idéias para análise e reflexão do professor, facilitando, assim, a prática diária.



Web Site elaborado pela JHP Design - www.jhpdesign.kit.net - Todos os Direitos reservados à PPD
Todos os projetos contém

· Sugestões de Atividades Práticas, Interativas, Dinâmicas em sala de aula.
· Sugestões de Jogos e Brincadeiras.
· Sugestões de Atividades Sistematizadas interessantes trabalhando percepção visual, conceitos matemáticos, coordenação motora, raciocínio lógico etc.(quando solicitado)
· Sugestões de Trabalhos artísticos e manuais para serem realizados pelos alunos com a orientação do professor.
· Sugestões de cartazes, murais, máscaras e afins para facilitar o trabalho do professor ou para serem confeccionados juntamente com as crianças.
· Inúmeras sugestões musicais.

Índice de Temas de Projetos de Educação Infantil :

Web Site elaborado pela JHP Design - www.jhpdesign.kit.net - Todos os Direitos reservados à PPD

· Esquema Corporal e Órgãos dos Sentidos
· Higiene e Saúde
· Alimentação
· Páscoa
· Índio
· Homenagem às Mães
· Estações do Ano
· Festa Junina
· Circo
· Carnaval
· Quem sou eu? - Trabalhando identidade
· Meio Ambiente e Ecologia
· Crianças e Brinquedos
· Pátria Minha Brasil
· Folclore
· Trânsito e Meios de Transporte
· Animais
· Aves
· Natal
· Introdução aos Conceitos Matemáticos
· Incentivando à Leitura
· Sítio do Pica-pau Amarelo
· A criança e os Meios de Comunicação
· Cantigas de Roda
· Dia dos Pais
· Trabalhando com fábulas



http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/Page2329.htm

0 comentários: