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segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Entende-se por Avaliação Institucional , aquela em que o processo de avaliação é inserida em escolas públicas e privadas para avaliar , estas instituições com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino. A educação brasileira não dispunha de uma metodologia que nos permitisse avaliar , de forma sistemática , a qualidade das ações dos educadores e da escola. ( Falcãop.313) Nos últimos anos instituições educacionais públicas e privadas lançaram-se de uma busca de métodos e técnicas que as ajudassem a melhorar a qualidade da educação brasileira em todos os níveis e modalidades. Foram criadas diversas instâncias de avaliação da educação , abrangendo diversos níveis de ensino , entre elas estão : SAEB – Sistema de avaliação da Educação Básica , tem por objetivo a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino , fornecendo informações sobre a qualidade, a eqüidade , e a eficiência da educação nacional , de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras . Temos também o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ) é um exame anual destinados aos alunos em vias de concluir ou que já tenham concluído o ensino médio. O artigo9º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que compete a União autorizar , reconhecer , credenciar , supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação superior. O Exame Nacional de Cursos , também conhecido como Provão , é um dos componentes da avaliação dos cursos superiores de graduação . O Provão é um exame obrigatório para os estudantes de ensino superior que estejam cursando o último ano letivo. Não existe apenas uma única metodologia capaz de medir e garantir a qualidade de ensino da aprendizagem e da gestão possível de ser utilizada em qualquer tipo de escola. Ao analisar o processo de mudança deve-se estudar como se pretende investigar o que caracteriza um processo de avaliação institucional na espectativa de que permita a reformulação de princípios administrativos / pedagógicos e que produza mecanismos para a efetivação de uma avaliação democrática . Segundo Edsom Machado de Souza , avaliar significa comparar , contrastar uma situação real com algum paradigma , ideal , utópico ou também real mas que se verifique em outro contexto. Sempre será necessário ter algum padrão de referência - o paradigma- em relação ao qual o sujeito da avaliação será comparado . Para que se tenha uma formulação ou implementação de políticas públicas é necessário que se siga os seguintes passos :a) Avaliação de diagnóstico ( contínua e permanente – identificação da necessidade de mudança );b) Formulação de objetivos e metas ;c) Decisão política;d) Reformulação. Segundo Robert Lassance, a avaliação institucional torna-se valiosa , quando compreendida como dimensão do processo de desenvolvimento de uma universidade comprometida com a sociedade . O Decreto de nº 25956 de 7 de Janeiro de 2000 , decreta que foram criadas 29 Coordenadoria Regionais de Educação cuja uma das atribuições é o de orientar , coordenar, acompanhar e avaliar as ações das unidades escolares da área de sua abrangência . Essa coordenadoria terá uma equipe de acompanhamento e avaliação , onde , a mesma será multifuncional , compete a essas equipes , orientar , acompanhar e avaliar as ações das unidades escolares , observar o cumprimento das determinações da legislação vigente , registrar a situação física dos prédios escolares , supervisionar a distribuição de merenda nas unidades escolares , coletar dados para efetivação das matrículas na rede estadual. Dentro da avaliação institucional podem observar questões múltiplas como de estrutura, organização e funcionamento, e espectativas , mas sobretudo , a construção do conhecimento . A finalidade da avaliação institucional é perseguir um ensino cada vez melhor que traduza , com clareza , seus compromissos com a sociedade brasileira . A escola é um lugar de concepção , realização e avaliação de seu projeto educativo , uma vez que necessita organizarseu trabalho pedagógico com base em seus alunos . O projeto é construído e vivenciado em todos os momentos , por todos os envolvidos com a comunidade escolar . Todo projeto pedagógico da escola é , também um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico , com os interesses reais e coletivos da população majoritária . A avaliação está inserida no PPP e desempenha o papel importantíssimo de possibilitar a construção da autonomia do sujeito e da instituição escolar, produzindo mudanças melhorando a qualidade da educação como um todo. Para realizar um ensino de qualidade e lutar por sua autonomia , as escolas tem que romper com a atual forma de organização burocrática que regula o trabalho pedagógico. A escola e as ações de seus profissionais serão de qualidade , quando puderem ser consideradas , ao mesmo tempo , efetivas , relevantes , eficientes e eficazes. A Avaliação Institucional não pode se transformar em um transtorno para a instituição,sugadores de recursos , dispendiosa e pesada . Cabe aos especialistas em avaliação , em parceria com os profissionais envolvidos , planejar e executar juntos o processo de avaliação.

fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/483157-que-%C3%A9-avalia%C3%A7%C3%A3o-institucional/

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