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segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Avaliação Diagnóstica

A avaliação diagnóstica é um precioso instrumento para o
alfabetizador, pois possibilita que o aluno reflita sobre o
que já é capaz de ler, escrever, compreender, opinar, entre
outros, e ao alfabetizador, avaliar e fazer a intervenção
pedagógica necessária.
É necessário que haja periodicidade na aplicação dessas
avaliações. Na escola em que trabalho elas são feitas por
bimestre.
Anote todo o processo de apropriação da escrita que você
observou em cada criança, nesse e em outros instrumentos
que você utiliza. Registre se o aluno tem avançado em suas
aprendizagens ou se ainda há necessidade de intervenção.
Sugiro que você não se prenda a apenas num tipo de
instrumento, mas que varie, recorrendo a instrumentos
menos formais,como a observação diária dos alunos,
num "diário de bordo".
Como acontecem as interações entre eles, se têm dificuldades
de atenção e concentração, como reagem diante de situações
de conflitos, entre outros, são alguns dos registros que você
poderá fazer de forma individualizada.
A avaliação diagnóstica deve contemplar a produção de
escrita e leitura.
É fundamental que o aluno leia o que escreveu para que
seja observado se ele estabelece relação entre o que escreveu
e o que leu, e entre a fala e escrita. Se a avaliação envolver
ditado, dite normalmente as palavras ou a frase, sem silabar.
Dê preferência nesse momento, ao papel sem pauta para que
possa observar o alinhamento e a direção da escrita do aluno.
Se possível, faça a avaliação em grupos menores de alunos
e deixe o restante da turma envolvido em outras atividades
que não necessite da sua intervenção, um desenho livre por
exemplo.
Trago para vocês, uma "amostra" de avaliação diagnóstica,
confeccionada pelo meu grupo de alfabetizadoras no final do
ano de 2008, para ser aplicada nas turmas de 2009.
Vale lembrar que o meu grupo é estável na escola por isso
propicia a construção dos instrumentos antecipadamente.
Trata-se de uma sugestão, e cabe a cada alfabetizador
adequar e graduar as "dificuldades".

Assim, sugerimos a seguir alguns aspectos importantes a serem observados:

1- Sugestão de avaliação das atitudes dos alunos esperadas nas várias áreas curriculares:

• O aluno participa ativamente dos trabalhos em grupo?
• O aluno ajuda outros nas resoluções dos problemas?
• O aluno contesta aspectos com os quais não concorda?
• O aluno procura resolver problemas por seus próprios meios?
• O aluno procura ajuda com outras pessoas?
• O aluno procura ajuda em outros materiais?
• O aluno usa estratégias convencionais na resolução de problemas?
• O aluno usa estratégias criativas de resolução de problemas?
• O aluno justifica suas respostas?
• O aluno registra e socializa seus conhecimentos?

2. Avaliação de Língua Portuguesa em suas subáreas:

Linguagem oral

Habilidades gerais do aluno como falante:

• Expõe suas idéias e seus conhecimentos?
• Formula perguntas e respostas com clareza?
• Explica e defende seus pontos de vista?
• Expõe suas dúvidas?
• Leva em conta a finalidade de sua fala e o seu interlocutor?
• Gosta de ler textos em voz alta para os outros?

Habilidades gerais do aluno como ouvinte:

• Sabe sua hora de falar e de ouvir?
• Ouve a fala alheia?
• Tem concentração em quem fala?
• Percebe e explicita a finalidade da fala alheia?
• Gosta de ouvir textos lidos ou contados por outros?

Linguagem escrita

Habilidades gerais do aluno como leitor de textos diversos:

• Usa estratégia de antecipação por meio do portador/suporte de texto, do título, do autor, do gênero, da ilustração?
• Usa estratégia de inferência, levando em conta o contexto?
• Socializa sua leitura por iniciativa própria?
• Socializa sua leitura por solicitação de outros?
• Percebe a intencionalidade do autor?
• Lê em voz alta com fluência (depois de ter compreendido o texto)?
• Socializa quais tipos de texto gosta de ler?

Habilidades gerais do aluno como produtor de textos diversos (ficcionais e não-ficcionais):

• Relaciona a produção com a situação: finalidades do autor, gênero e interlocutor?
• Faz da produção um processo de trabalho no qual estão presentes várias etapas e suas versões do texto?
• Atende à modalidade textual solicitada, elaborando diversos tipos de texto de acordo com sua função social?
• Desenvolve o tema proposto, mantendo a coerência textual e usando recursos coesivos?
• Segmenta o texto de acordo com sua especificidade?
• Tem domínio relativo da ortografia, da acentuação e da pontuação?
• Fundamenta suas opiniões e respostas?

Aspectos a ser avaliados quanto à capacidade de leitura:

O aluno sabe:

• Localizar informação no texto?
• Inferir uma afirmação que não está dita no texto de forma explícita?
• Diferenciar textos por meio da identificação das características próprias de cada gênero textual?

Aspectos a ser avaliados quanto à produção de textos:

O aluno sabe:

• Elaborar ou parafrasear uma fábula?
• Distinguir narrador de personagem?
• Caracterizar as personagens e o ambiente?
• Empregar esquemas temporais básicos?
• Usar os recursos gráficos do discurso direto e outras pontuações básicas?
• Segmentar o texto em parágrafos?
• Usar os elementos coesivos (nexos e pontuação)?
• Empregar mecanismos básicos de concordância nominal e verbal?



Fonte: www.eaprender.com.br – Assessoria Pedagógica IBEP

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